?? No século 19 o mundo passou por mudanças radicais. O pensamento nacionalista que tinha começado com a revolução na França no final do século anterior, estava crescendo pela Europa. O povo começava a exigir um governo que trabalhasse para ele.
 
Esse pensamento nacionalista ainda foi mais impulsionado pelo o romantismo, o movimento artístico que colocava o coração na frente da razão. Esse movimento aconteceu em vários sentidos, inclusive na música. Muito compositores traduziram esse sentimento em seus trabalhos. Um exemplo foi a ópera “Aida” do italiano Giuseppe Verdi.
 
Com o nacionalismo fervendo na Europa, em 1861 Vittorio Emanuele II se tornou o primeiro rei da Itália unificada. Transformando o que eram até então, várias cidades independentes, em um único país, pela primeira vez. Em sua homenagem o povo de Milão, em 1877, construiu essa galeria. A construção mostra a paixão nacionalista dos italianos pela Itália. A Galleria Vittorio Emanuele II em Milão é um símbolo dessa unificação que marcou profundamente a história do país.
 
Desfrute da galeria e de “Aida” de Verdi nesse vídeo.