Nos últimos tempos eu tenho aproveitado muito mais a importância da música nas minhas viagens. Eu sei… música clássica e viagem não parece ter uma associação muito clara para muita gente, mas a verdade é que a música e a história que ela traz tem muita relação com os destinos.

Os períodos históricos musicais normalmente acompanharam os períodos artísticos. Desde as músicas muito ligadas a religião, durante a época medieval, como o canto gregoriano, chegando até a renascença, onde a música foi tomando um formato mais complexo, com técnicas mais apuradas e mais instrumentos foram sendo usados. Já os períodos barroco e clássico foram bem marcados pela prática comum, quando se padronizou a música e a forma de documentá-la.

“…a Europa passava por um momento em que as pessoas começavam a exigir a união em prol de seu país, e cantavam isso.”

As músicas podiam ser reproduzidas em qualquer lugar, sem depender do compositor, e a invenção da prensa ainda deu um turbo na distribuição das partituras. Com isso, cada vez mais gente tinha acesso às grandes obras.

No século 19, a música entoava um momento mais ligado ao patriotismo, ao nacionalismo, e a Europa passava por um momento em que as pessoas começavam a exigir a união em prol de seu país, e cantavam isso.

E talvez essa é a parte mais importante para nós viajantes: a arte e a história em si. A música, como as outras manifestações artísticas, era a forma de expressão de uma sociedade, do pensamento e da vida durante o período que foi criada. Isso nos ajuda entender melhor o passado e dar mais vida a história, durante nossas viagens.

É comum que a música clássica e a ópera sejam associadas as classes mais abastadas da sociedade. É fácil imaginar um teatro com centenas de pessoas influentes em uma sociedade assistindo em silêncio a um concerto.

“…eram cantadas pelo povo com fervor, como se tivessem cantando o hino de seu país, prestes a uma revolução (que em algumas vezes realmente aconteceu).”

Só que na realidade essas apresentações nem sempre eram feitas em grandes teatros, e muitas vezes, mesmo as classes mais baixas da sociedade participavam dessas apresentações que eram cantadas pelo povo com fervor, como se tivessem cantando o hino de seu país, prestes a uma revolução (que em algumas vezes realmente aconteceu).

Por séculos a música clássica e a ópera expressaram o momento, serviram como alto-falante para inspirar o povo a se unir e lutar por seus direitos. E esse foi um dos motivos que fez a música clássica e a ópera estar tão presente em algumas culturas. A música fez e ainda faz parte da identidade do povo.

E para apreciar a música não precisa ser um especialista, principalmente para nós viajante! Mas é muito importante entender o contexto e os motivos da época… o resto é natural!

Pensando nisso, criei uma mini série de vídeos bem curtos que vai “Além do Cartão Postal”, onde mostro imagens que fiz em várias cidades da Europa com um fundo musical que, na maioria das vezes, está muito relacionado com o lugar.

Espero que esses vídeos te ajudem a entender um pouco mais sobre a importância da música na história e como sempre, te inspirem a viajar. 😉

VÍDEOS:

Pelas Vielas Até a Ribeira – Porto, Portugal
Vamos andando pelas vielas do Porto até uma vista incrível da ponte Luís I, ver ribeira da cidade e pegar o teleférico de Vila…

As Muitas Cores de Uma Cidade – Burano, Itália
Sem dúvida é o que chama mais atenção nessa ilha… as cores de Burano! Os turistas passeiam pela cidade admirando a variedade de cores…

O Castelo de Ceský Krumlov na República Tcheca
Em 1874 o tcheco Bedřich Smetana compôs “Vltava” (Moldau, em Alemão) segundo movimento da obra completa chamada “Má Vlast” (Meu País). Uma verdadeira declaração…

Varenna – Lago di Como, Itália
A região dos lagos no norte italiano chama a atenção. É onde a beleza da Itália encontra os picos nevados dos Alpes. As vilas…

As Ruas de Montmartre em Paris
Montmartre nem sempre fez parte da cidade de Paris. Antes era apenas um vila separada da cidade que, entre muitas coisas, não cobrava os…

De Gôndola Pelos Canais de Veneza
O passeio de gôndola por Veneza é simples, caro e uma das grande experiências da Europa. Os gondoleiro se espalham por toda a cidade…

Teatro Romano – Orange, França
Quando se pensa na história da Roma antiga dificilmente se lembra da França. Mas um dos mais bem preservados teatros romanos do mundo, fica…

Castelo Neuschwanstein – Baviera, Alemanha
Em 1850, Richard Wagner escreveu a opera Lohengrin. A história é inspirada na lenda medieval do Cavaleiro do Cisne que chega em um…

Galleria Vittorio Emanuele II – Milão, Itália
No século 19 o mundo passou por mudanças radicais. O pensamento nacionalista que tinha começado com a revolução na França no final do…

O Pôr do Sol – Veneza, Itália
Veneza é uma cidade única e seu pôr do sol não poderia ser diferente. Nesse vídeo eu mostro um desses momentos no outono,…

A Incrível Arquitetura da Igreja de Pedra em Helsinki
Uma das principais atrações de Helsinki, a igreja de pedra (Temppeliaukion kirkko), atrai cerca de meio milhão de pessoas anualmente. Ela foi finalizada em 1969,…