Uma das principais atrações de Helsinki, a igreja de pedra (Temppeliaukion kirkko), atrai cerca de meio milhão de pessoas anualmente.

Ela foi finalizada em 1969, mas os planos para uma construção nesse local começaram 60 anos antes. As guerras e a dificuldade de conseguir o projeto ideal para o local atrasaram a construção, mas finalmente os irmãos Suomalainen deram vida a igreja de pedra.

O resultado: uma igreja feita diretamente no meio da rocha, com um teto circular com 24m de diâmetro e 180 painéis que permitem a luz natural entrar na igreja. E por ser uma igreja luterana, a acústica é uma coisa muito valorizada.

Além dos tubos do órgão, que fazem parte do design da igreja, a acústica das paredes de pedra faz dela um lugar ideal para concertos.

Os concertos acontecem semanalmente nessa igreja. Na alta temporada quase que diariamente os visitantes podem curtir a música e o design, típico dos Finlandeses, nesse lugar incrível.

Veja nesse vídeo um minuto dessa arquitetura fantástica, com direito ao fundo musical tocado ao vivo dentro dessa igreja.