Não viaje… por enquanto

Não viaje… por enquanto

Nunca pensei em dizer isso, mas…

Não viaje agora!

Por conta do Coronavírus acredito que a atitude mais responsável nesse momento é adiar os planos de viagem.

O melhor que qualquer um pode fazer agora é se proteger, proteger a família e proteger a comunidade.

“Se você está com viagem marcada para a Europa nas próximas semanas, eu recomendo que altere!”

Sendo bem claro:

Se você está com viagem marcada para a Europa nas próximas semanas, eu recomendo que altere!

Se for uma viagem de turismo, apenas para passear, acredito que cancelar ou alterar a data é o melhor nesse momento.

A Europa está se fechando, muitos países por aqui decidiram implementar um isolamento social e provavelmente sua viagem não vai ser aquilo que você espera.

Pior ainda pode ser se o governo decidir declarar isolamento obrigatório quando você estiver em algum país, como ocorreu por exemplo com Itália e Espanha.

Então, sim. Se não for uma viagem muito necessária para você, recomendo remarcar.

Quero deixar algumas dicas e informações importantes nesse momento:

Lave as mão sempre. Você já sabe disso, mas queria explicar o motivo. Esse é o principal passo. Manter as mão sempre limpas diminui a propagação da doença.

O sabão (não precisa ser sabão anti-bacteriano, não faz diferença) é muito destrutivo contra microrganismos. Uma gota dissolvida em água é suficiente para romper a proteção de inúmeras bactérias e vírus, incluindo o coronavírus.

O sabão com água tira gordura. Bactérias e vírus costumam ser envolvidas em membranas de um tipo de gordura divididas em duas camadas. Uma destas camadas é atraída pela água. A outra se afasta. Água e sabão, literalmente, atraem a gordura desta membrana e a rasga, pois uma das camadas gruda na água e, a outra, é expelida.

Álcool gel funciona, mas é menos eficiente. Não funciona tão bem quanto sabão com água. Tem um processo parecido, álcool acima de 60% é capaz de rasgar a membrana dos coronavírus. Mas é preciso encharcar a mão de álcool, ter certeza de que toda a superfície foi molhada, e deixar que o gel atue por alguns segundos. Aí esfregar e deixar que naturalmente seque.

Evite tocar o rosto. Normalmente as mãos tem maior tendência a estarem contaminada. Tocar os olhos, nariz e boca, pode fazer com que o vírus entre no seu organismo.

Sintomas mais comuns. Os sintomas iniciais, são febre baixa, tosse seca e fôlego curto. Aquele subir um lance de escadas que cansa mais do que devia. Há outros sintomas, que alguns desenvolvem: dores pelo corpo, congestão nasal, garganta irritada, nariz escorrendo ou diarreia.

“80% dos infectados, ou não desenvolvem a doença ou tem alguns dos sintomas, que logo vão embora”

Não ter sintomas não quer dizer não estar contaminado. 80% dos infectados, ou não desenvolvem a doença ou tem alguns dos sintomas, que logo vão embora. Por isso é difícil conter a doença.

Cuide dos mais idosos. No grupo de risco estão pessoas com mais de 60 anos, hipertensos, diabéticos, asmáticos ou quem tem problemas de imunidade. Então, evite o contato com essas pessoas mesmo que você não tenha sintomas.

O mais importante: Mantenha a calma. O maior problema nesse momento é o pânico. Disseminar informações falsas pode causar mais mal que o vírus em si. Então, na dúvida, não confie em nada vindo de fontes duvidosas. Entre em sites como OMS ou Ministério da Saúde, sites de onde tirei essas informações.

Em resumo, de acordo com as informações que temos até o momento, 80% das pessoas contaminadas não vão ter maiores problemas com a saúde.

Mas faz parte do trabalho de todos se proteger, a fim de diminuir ou ao menos atrasar a contaminação, para não sobrecarregar o sistema de saúde!

Não é hora de viajar, é hora de planejar!

Com atitudes simples a gente protege a nós mesmos e toda a sociedade. É hora do mundo trabalhar em conjunto, abrir mão de certos costumes, para chegar mais rápido ao fim disso tudo.

Quanto melhor forem as atitudes agora, mas rápido a gente viaja!

Nesse meio tempo a gente vai planejando!

Não é hora de viajar, é hora de planejar! #horadeplanejar

Abração! 👋 Apenas um aceno, por enquanto, e não deixe de lavar as mãos!

Daniel Ribeiro

Fontes:

OMS
Ministério da Saúde
Anvisa
Thread no Twitter do Palli Thordarson, professor de química na University of New South Wales
How soap absolutely annihilates the coronavirus, Vox

Você também vai gostar:

20 Comentários

  1. Olá Daniel tenho uma viagem para a Europa no dia 31/05, começando por Madri, passo em Nice, depois indo a Itália, nas cidades de Roma, Florença, Veneza e Milão. Não estou conseguindo remarcar com a cia aérea, o que certamente mé impedirá de cancelar. O que vc acha? Até lá, a situação estará normaliza. Sei que é difícil de prever, mas gostaria de saber a sua opinião.

    • Muito difícil dizer, Luciana. Vejo alguns especialista comentando que se todos seguirem as orientações, até maio estará muito mais calmo. Mas é difícil prever, infelizmente.

  2. Oi estou com viagem para Portugal dia 30 de abril espero que melhore até lá, o que vc acha? Não tenho com o ir em outra data

    • Oi Raul, é uma situação inédita, muito difícil de prever. Mas vi que alguns especialista acreditam que pode estar mais calmo até final de abril sim. Abraços

  3. Obrigada pelo cuidado para conosco! Você é show!
    Suas informações são bastantes úteis!
    Deus te proteja!🙏🏼

  4. Obrigada pela preocupação e pelas dicas, por isso que você é uma pessoa tão querida por todos nós! Abraço.

  5. Obg. Daniel pela boas informações e preocupação conosco, nesse momento tão difícil, que será breve, se Deus quiser.

  6. Obrigada por compartilhar as informações. Muito bem explicado. Pretendo voltar a Europa tão longo essa situação termine e no nome de Jesus tudo vai voltar ao normal. Eu creio ! 👋

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Rede Social

139,343FãsGostar
40,353SeguidoresSeguir
455SeguidoresSeguir
13,719InscritosInscrever

Mais Vistos

Não Falar Outro Idioma te Impede de Viajar?

Nesse momento eu lembro das muitas mensagens que recebo sobre pessoas que não viajam, pois não falam outro idioma. É lógico que tem pessoas...

Civita di Bagnoregio: A Cidade que Morre

A história de Civita di Bagnoregio vem desde os Etruscos. Durante a época medieval Bagnoregio era apenas um subúrbio de Civita. Depois de uma...

Tallinn Stories

Os melhores momentos dos vídeos que foram transmitidos pelo Instagram Stories durante minha última visita a Tallinn na Estônia.

Pueblos Blancos & Ronda Stories

Os melhores momentos dos vídeos que foram transmitidos pelo Instagram Stories durante minha última visita aos Pueblos Blancos na Espanha.

Copenhagen Stories: Museu Glyptotek

Os melhores momentos dos vídeos que foram transmitidos pelo Instagram Stories durante minha última visita ao Museu Glyptotek em Copenhagen, Dinamarca.