Em 1874 o tcheco Bedřich Smetana compôs “Vltava” (Moldau, em Alemão) segundo movimento da obra completa chamada “Má Vlast” (Meu País). Uma verdadeira declaração de amor à sua terra natal.

Vltava é o nome do rio mais importante da República Tcheca, que nasce nas florestas da Boêmia, percorre várias cidades do interior do país, contorna de forma única Český Krumlov e continua seu caminho passando pela capital Praga.

Como o próprio autor escreveu: “… Ele flui através de pastagens cultivadas e terras baixas, onde uma festa de casamento está sendo celebrada com música e dança… Refletem-se em sua superfície fortalezas e castelos, testemunhas de épocas passadas de esplendor… Finalmente, continua fluindo em majestosa paz em direção a Praga para ser recebido por seu castelo histórico. Então, desaparece muito além do olhar do poeta.” — Bedřich Smetana

Assista nesse vídeo imagens incríveis do Castelo de Český Krumlov e no final a vista mais perfeita da cidade. Tudo ao som de Vltava de Bedřich Smetana.