Córdoba já foi a capital regional na época dos romanos e berço do famoso filósofo Seneca, mas foi durante a ocupação moura que ela se transformou numa das cidades mais ricas do mundo. No século X ela se tornou a capital do grande califado do Abderramão III.
Foi nesse período, no auge da cidade, que a incrível mesquita de Córdoba foi construída. A cidade era tão importante culturalmente que rivalizava com cidades como Bagdá e Constantinopla. E tinha 3 vezes mais pessoas que a cidade de Paris, na época.
Anos mais tarde, depois da reconquista cristã, uma igreja católica foi construída no centro da mesquita. E ainda dá pra notar a mistura da arquitetura islâmica e cristã.
E é justamente essa influência moura que reflete hoje em dia na cultura da região de Andaluzia. Um dos clássicos dessa mistura de culturas é a música flamenca, símbolo da cultura espanhola que remonta às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica.
A mesquita de Córdoba é uma das mais importantes construções de arquitetura islâmica na Europa. Também é patrimônio mundial pela UNESCO desde 1984 e vale muito sua visita!
(Gravado em 2018)