fbpx

De Gôndola Pelos Canais de Veneza

De Gôndola Pelos Canais de Veneza

O passeio de gôndola por Veneza é simples, caro e uma das grande experiências da Europa. Os gondoleiro se espalham por toda a cidade ansiosos pelo seu passeio.

E isso tudo vem lá de trás… Com a queda do império romano no séc. 5. O povo da região começou a ser atacado incansavelmente pelos povos bárbaros. Para fugir dos ataques eles resolveram fazer algo maluco: montar um cidade no meio da lagoa. E foi basicamente assim que a cidade começou. E por causa das condições do lugar, pouco barcos conseguiam navegar pelos canais. Um desses foi a gôndola, que alguns historiadores afirmam que foi criada lá no séc. 6 ou 7 (mas o primeiro documento citando a gôndola apareceu só no séc. 11). Veneza e as gôndolas evoluíram juntos, sendo um meio de transporte usado amplamente não só pelo povo, mas também para o transporte de mercadorias entre o continente e cidade.

Cada gôndola é feita de forma artesanal e especificamente balanceada para cada gondoleiro, elas não são exatamente simétricas nas laterais, um dos lados é sempre maior para compensar o peso do gondoleiro e forcola (local onde fica apoiado o remo e dizem, responsável por dezenas de movimentos diferente de manobra) que ficam só de um lado da embarcação.

Nos séculos 16 tinham mais de 10 mil gôndolas em Veneza e elas eram super decoradas, coloridas e cheias de detalhes em ouro. Até o governo acabar com a ostentação, decidindo que todas deveriam ser padronizadas e pintadas de preto.

As gôndolas são feitas nos Squeri. Alguns ainda podem ser vistos pela cidade, como o squero di San Trovaso ou o squero D.co Tramontin (que aparece nesse vídeo). E apesar de terem que ser discretas, as gôndolas ainda são personalizadas, principalmente no interior.

Alguns ainda afirmam que Veneza não seria Veneza se não fosse pelas gôndolas. Mas fato é: essa é uma embarcação única, numa cidade única. Por essas e muitas outras razões, eu vejo esse passeio como uma das grandes e mais clássicas experiências na Europa e entender esse passado ajuda muito a fazer valer essa experiência.

Os preços são tabelados, um pouco mais barato durante o dia (80 EUR) do que a noite (100 EUR), e por gôndola. Então quanto mais pessoas (no máximo 6) melhor, pois o preço por pessoa fica menor. É comum encontrar pessoas procurando outras para fechar um grupo de 6.

Suba na gôndola, escolha um bom lugar e relaxe, num passeio único pelos canais de Veneza.

6 Passos Definitivos para Planejar a Viagem dos seus Sonhos

Receba GRATUITAMENTE esse guia completo. Descubra os segredos de viagem mais bem guardados e transforme seus sonhos em realidade. (gratuito por tempo limitado)

Daniel Ribeiro
Daniel Ribeirohttps://www.goeuropa.com.br
Apesar de conhecer várias partes do mundo, a grande paixão do Daniel Ribeiro ainda é a Europa. Ele fundou o GoEuropa com a intenção de inspirar e ajudar mais pessoas a fazerem viagens incríveis, ensinando que gastar menos pode trazer as melhores e mais autênticas experiências no velho continente.

Você Também Vai Gostar:

2 COMMENTS

  1. Meus deus que coisa linda !! Parabéns Daniel Ribeiro por esse trabalho maravilhoso, estou encantada.

  2. é um lindo passeio o de gôndola, romantico…mas para apreciar as mais belas vistas de Veneza nada como um bom passeio de Vaporetto, transporte publico, preço razoavel , por volta de 7 euros. Ele navega no Grande Canal e tambem chegas as ilhas como Murano, Burano…

Deixe uma resposta

Daniel Ribeiro
Apesar de conhecer várias partes do mundo, a grande paixão do Daniel Ribeiro ainda é a Europa. Ele fundou o GoEuropa com a intenção de inspirar e ajudar mais pessoas a fazerem viagens incríveis, ensinando que gastar menos pode trazer as melhores e mais autênticas experiências no velho continente.

Rede Social

153,502FansLike
44,532FollowersFollow
1,653FollowersFollow
81,600SubscribersSubscribe

Mais Vistos

A Cidade Mágica de Oia em Santorini

Oia reflete o renascimento da ilha de Santorini (Thira). Depois de um grande terremoto em 1956 a cidade de Oia (i-a) foi reconstruída para ser uma das cidades gregas mais bonitas. E foi um trabalho muito bem feito! Oia fica na ponta da ilha de Santorini e a cidade é sensacional, principalmente durante o pôr do sol. Veja nesse vídeo o caminho para uma das vistas mais incríveis da cidade.

A Catedral de São Vito e o Castelo de Praga

Em centenas de anos, reis, imperadores, nazistas, comunistas e presidentes, todos eles passaram pelo castelo de Praga. Quando o cristianismo chegou, esse lugar se mostrou o melhor local para a igreja e mais tarde para a catedral. Os nobres construíram seus palácios no entorno para disputar com a igreja a influência sobre os reis. Acompanhe esse passeio por esse complexo, que é considerado o maior castelo do mundo e ainda descubra uma forma de entrar no castelo sem enfrentar as grandes filas.

Uma Vista Especial em Montepulciano na Itália

Em Montepulciano, tem um lugarzinho bem especial para observar umas das fantásticas vistas da cidade. Siga a principal rua, a Via dell'Opio Nel Corso. Lá pra cima em frente ao número 64, entre no Vicolo dei Cacciatori. Tem uma vista surpreendente! Veja esse vídeo e me diga se você concorda comigo. =)

A Joana d’Arc e a França

A Joana d'Arc já foi considerada uma bruxa e morreu por isso. Ela foi uma adolescente que escutava vozes divinas e lutou para proteger a França dos ingleses. No início do século 20 ela foi beatificada e depois canonizada. Hoje a santa está em várias igrejas como essa em Sacré-Cœur e em Notre-Dame.

Grécia além de Santorini: um roteiro mitológico e cultural em 14 dias

Explorar a Grécia além de Santorini em um roteiro de 14 dias é a forma mais inteligente de mergulhar na história, mitologia e beleza natural que esse país tem a oferecer. Enquanto Santorini encanta com suas casinhas brancas e pôr do sol icônico, a Grécia continental e outras ilhas revelam um universo ainda mais profundo, autêntico e surpreendente.