Conhecer alguns fatores sobre o mercado de turismo pode trazer muita economia na sua viagem. Entender como os preços são cobrados e como as empresas buscam maximizar os lucros, te permitem evitar tarifas e ganhar conforto no caminho. Nesse vídeo eu explico um dica rápida que pode te fazer economizar muito com suas diárias de hotel.
Parte importante de você economizar com a sua viagem é entender como o mercado de turismo funciona. Conhecer como os preços são cobrados e como as empresas buscam maximizar os lucros, te permitem evitar tarifas e ganhar conforto no caminho.
Muita gente pensa que a única forma de economizar numa viagem é encontrar uma promoção quente. Mas uma das coisas que eu aprendi nos meus anos de viagem é que, para economizar de verdade em todas as etapas da sua viagem, você precisa do conhecimento certo!
Um exemplo disso é uma das tarifas que é sempre cobrada na maioria dos hotéis pelo mundo é chamada tarifa balcão. Para o viajante, isso é muito pouco conhecido, mas é muito normal você chegar num hotel e o preço que te passam é o preço mais alto que aquele quarto pode custar. É esse preço que é chamado de tarifa balcão.
“Parte importante de você economizar com a sua viagem é entender como o mercado de turismo funciona.”
Deixa eu te contar uma história: há alguns anos eu estava em Dublin, na Irlanda, e eu havia decidido ficar mais um dia na cidade para explorá-la um pouco mais. Mas eu não tinha um hotel para ficar naquele dia, o hotel que eu tinha reservado até então era em Belfast, na Irlanda do Norte. Só que eu mudei de ideia e resolvi ficar mais um dia em Dublin, então eu precisava de um hotel.
Bem perto de onde eu estava passeando, eu vi um hotel bem interessante e resolvi parar para perguntar quanto custava a diária. Na mesma hora, a moça que me atendeu respondeu que custava 120 euros a diária. Na hora eu achei meio esquisito, pois eu já tinha visto os preços de hotéis na cidade antes, e sabia que estava um preço bem diferente para aquele padrão de hotel. Eu saí de lá, atravessei a rua e fui num café que tinha ali logo em frente, e fui fazer uma pesquisa na internet.
Eu já sabia dessa prática dos hotéis de cobrarem preços muito mais caros dos viajantes sem reserva. Então fui para uim ambiente onde a concorrência era imensa, a internet!
E olhe só: eu achei o mesmo quarto, no mesmo hotel só que com um valor de tarifa custando menos da metade do que me informaram no hotel; estava por 55 euros a diária, e reservando pela internet eu ainda ganharia o café da manhã. Então eu fiz a reserva online, claro, pelo celular mesmo. Voltei ao hotel e minha reserva estava garantida.
“De 120 euros eu paguei apenas 55, só por saber disso!”
Fiquei hospedado lá e tudo foi resolvido assim, só pelo fato de eu ter conhecimento dessa estratégia, dessa tarifa de balcão, já fez com que eu economizasse 50% no valor da minha hospedagem. De 120 euros eu paguei apenas 55, só por saber disso!
Então, um fator muito importante que você precisa ter em mente, é como essas simples coisas funcionam, só isso já te faz economizar bastante. Então, sempre que você tiver que reservar um hotel de última hora, não aceite o primeiro preço, tente negociar. E se não for o caso, procura na internet que você tem uma grande chance de encontrar um preço melhor ainda. Tem vários fatores para que isso aconteça, mas se você tiver em mente que há bastante diferença entre os preços online e do balcão do hotel, isso já vai fazer muita diferença, não se esqueça disso.
Compartilhe esse artigo com seus amigos, é muito importante que a gente possa divulgar isso para o máximo de pessoas, pois as pessoas estão viajando e pagando muito caro, sem saber dessas dicas simples que fazem toda a diferença.
Olá Daniel, minha experiencia em Toledo na Espanha foi totalmente diferente da sua. Reservei pelo Booking sem café, a tarifa saiu por €50. No balcão no mesmo hotel consegui a tarifa por€45 com café da manhã. Acredito que deva sempre bom confirmar sobre tarifas antes de se hospedar. Minha irmã mora em Oviedo, Espanha e sempre fala que a tarifa de balcão na Europa é sempre MAIS BARATA. Abraços.
Oi Leda, nem sempre… isso na verdade vai variar do tipo de hotel. Hotel de grandes redes, que foi o caso, na maioria das vezes vai acontecer de ter a tarifa balcão maior que os preços online. Já hotéis menores que não são de grandes redes, você terá uma chance de conseguir preços melhores principalmente se entrar em contato direto com o hotel. Usando intermediários como o Booking (que sempre cobra uma taxa do hotel) para reservar hotéis pequenos, normalmente você vai ter um preço um pouco maior que reservando direto com o hotel. Mas mesmo em hotéis pequenos, reservando com antecedência te dá uma chance maior de a conseguir um preço melhor que o da tarifa balcão. Ainda acontece do hotel está com pouca reserva e simplesmente abaixar o preço de última hora para não ficar com os quartos vagos, são promoções conhecidas como Last Minute. As vezes acontece… sem dúvida é importante entender que tudo isso existe para que se possa comparar o que é melhor em cada situação. Obrigado por compartilhar sua experiência. Abração.