fbpx

Como Estacionar Gratuitamente na Europa

Como Estacionar Gratuitamente na Europa

Você também tem preocupação na hora de alugar um carro nas suas viagens? Ou quem sabe até já alugou, mas ficou cheio de dúvidas na hora de conseguir uma vaga. Nesse vídeo eu mostro como você pode estacionar gratuitamente na maioria das cidades na Europa se você tiver um recurso muito simples!

 

[video_player type=”embed” width=”853″ height=”480″ align=”center” margin_top=”0″ margin_bottom=”20″]PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iODUzIiBoZWlnaHQ9IjQ4MCIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9ldDl2WHNManB5MD9saXN0PVBMang3ZlI3OHBDV3IyS1BCMFNpWFh6NHdwdkF1czdhdkUmYW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+[/video_player]

Muita gente tem dificuldade com isso, tem até medo de alugar carro para viajar. Mas não tem jeito, muitas regiões da Europa você só vai conhecer mesmo, de uma forma mais próxima, de uma forma mais tranquila, se você alugar um carro e viajar para aquelas cidadezinhas, viajar por aquela região.

Então, é muito importante que você saiba usar o carro porque tem determinados lugares e determinadas regiões que o carro é a melhor forma de se viajar. Então o que eu quero dizer aqui é sobre estacionamento e algumas formas que você tem para estacionar na Europa. Em muitas cidades os estacionamentos são bem controlados e eles são bem rígidos quanto a isso, então tem cidades que você nem vai poder entrar de carro por ser uma zona onde o tráfego é limitado, e em algumas outras você pode até entrar mas também tem estacionamentos controlados.

parkdisk

E na maioria das cidades você tem praticamente dois tipos de estacionamento. Um é o estacionamento onde você paga por ele, que é normalmente feito por uma máquina que fica no estacionamento onde você estaciona seu carro, paga um ticket e coloca dentro do seu carro esse ticket exposto mostrando o horário que você chegou e quanto você pagou. E tem uma outra forma, que é um pouco menos conhecida, mas é bem abrangente na Europa, que é o Disco de Estacionamento.

- Anúncio -

A maioria dos carros tem, quando você aluga já vem. É um disco que fica dentro do carro, parecido com um relógio. A ideia é que você coloque nele o horário que você chegou, e aí você tem um prazo para ficar naquele estacionamento. Então quando o fiscal vier, ele vai olhar pro seu carro, vai olhar o disco, ver qual o horário que você chegou e ele vai calcular quanto tempo você ainda tem para ficar naquele estacionamento de forma gratuita.

Essa é uma forma barata de controlar estacionamento, é uma forma eficiente, e ela existe dede a década de 50. Ela começou em Paris na década de 50 e depois ela foi crescendo por toda a Europa e praticamente hoje todos os países você encontra essa forma. Ela é normalmente usada por uma zona chamada Zona de Estacionamento Azul (claro, cada país no seu idioma, mas vai ser sempre azul).

Além de encontrar ela em vários lugares, na maioria das vezes o estacionamento vai ser gratuito. Então o que vai acontecer é o seguinte, você vai encontrar uma placa como essa abaixo, onde ela vai te mostrar o P de Parking (estacionamento) e um símbolo do lado esquerdo que é um marcador, que é o símbolo do disco de estacionamento.

Pzone

Então se você chegar no estacionamento e tiver esse símbolo, quer dizer que você pode parar lá gratuitamente contanto que você tenha esse Disco de Estacionamento. Quando você vir esse símbolo você pode parar gratuitamente, colocando ali o horário que você chegou. E como nessa placa informa, você tem até 2 horas gratuitas nesse estacionamento, e deve sair de lá antes das 2 horas, ou pelo menos voltar lá para trocar a hora do seu disco.

Eu vou dar mais alguns exemplos de placas, para você entender melhor. Vamos supor que você esteja passeando pela Alemanha, por exemplo, e você se depara com uma placa dessa:

3

A primeira olhada ela parece meio complicadinha, mas não é tanto. Se você entende mais ou menos o que é você não precisa nem saber o idioma. Vamos lá analisa-la: Zona Azul (Zone), ela está cruzada, mas é pra dizer que ela é limitada a quem está usando a Zona Azul. E, embaixo (não precisa saber alemão.), reparem que é estacionamento (parken) com um marcador que é o símbolo do disco, e de mais ele está escrito umas coisas que a gente nem precisa entender. Mas o principal que você precisa entender é que são 2 horas (2 Std) e embaixo, dias de semana (werktags) das 8 às 18 horas e sábado (Sa) das 8 às 13 horas.

Eu não entendo nada de alemão, eu não sei nem o que está escrito ali em algumas palavras, mas o importante é que quando você bate o olho e você entende o contexto do assunto, você consegue identificar ali os horários, e identificar que aquele lugar aceita o disco. Então você pode ir lá, colocar seu disco, sabendo que você tem até duas horas para ficar nesse estacionamento dentro desses horários, ou seja, o disco pode ser usado somente dentro desses horários.

Se for um outro horário, se for, por exemplo, num domingo, aí você não necessita do disco, de ajustar ele ou permanecer ali só por duas horas. Sendo assim o estacionamento é liberado durante todo o domingo ou durante os feriados, por exemplo.

Para dar um exemplo melhor, o disco é esse aqui abaixo, e qual é a ideia, é você colocar o horário que você chegou.

4

Mas ele não marca o horário exatamente, então vamos dizer que você chegue as 2h15 da tarde, o que você deve fazer é arredondar para cima, que seria colocar 2h30 nesse caso. Não tente dar uma de esperto, pois já ouvi falar de gente que colocou 1 hora de a mais para ganhar tempo. Mas isso é muito perigoso, pois de um fiscal aparece ali e vê que você está com o horário antecipado, você vai ganhar uma multa.

Então atue certinho, o máximo que você pode fazer é antecipar uma hora para lá ou para cá, porque é o que o disco vai marcar, então não tenta dar uma de esperto. E depois, é só colocar dentro do carro, a vista e pronto. Só lembre de voltar no horário certo que vai dar tudo bem.

5

Mais alguns exemplos, como essa placa da Itália. É uma placa que mostra também que tem um marcador, é 1 hora de estacionamento. Mas um ponto importante e bem legal, são esses dois martelinhos. Eles normalmente são vistos na Itália, mas se você pode até encontrar em outros lugares, mas eles simbolizam os dias úteis.

Então sempre que você encontrar esse martelinho, ele está se referindo as dias úteis. No caso de dias de feriados e domingos, é uma cruz, daqui a pouco você vai ver isso. Então nesse caso é uma hora, e também não precisa saber italiano, você está vendo aí que é do dia 15/03 até dia 15/11 esse estacionamento pode ser usado dessa forma que a placa explica.

6

No caso de você estar passando pela França, você vai ver algo bem parecido: de segunda a sábado (du lundi au samedi), das 8 às 19h, e por aí vai.

Como você encontra? O mais normal é, quando você alugar o carro, já venha com esse disco, na maioria das cidades vai vir. Está alugando o carro e viu que o disco não está ali, pede para a pessoa que te alugou se ele tem um disco desse. Se ele não tiver ou se você esqueceu de pedir, você pode encontrar em jornaleiros, tabacarias, em escritórios de turismo você também pode encontrar, com a polícia você pode encontrar.

Em muitos países esses disco é gratuito, em alguns outro casos você paga um valor bem simbólico, algo tipo 1 ou 2 euros. Vale a pena ter pois, você tendo, você pode parar na Zona Azul, que é essa zona de estacionamento gratuito. Se você parar sem o disco na Zona Azul, que requer esse disco, você pode tomar multa. Então vale a pena ter esse disco no carro, corre atrás de ter esse disco. E se não tiver, compra, pois vale a pena ter, pois é uma economia grande. Você parando na zona gratuita com o disco é melhor porque senão você vai ter de recorrer ao estacionamento pago, e dependendo da cidade é muito caro.

Uma última placa, essa é uma placa também da Itália, só pra dar mais um exemplo, então você pode reparar o martelinho e a cruz, então esse aqui no caso é um estacionamento pago, repare que o símbolo já é outro (é o símbolo da máquina), então você pode usar ele tanto no dia útil quanto nos dias de feriados e domingos, de zero a 24 horas – ou seja, o dia inteiro -, não tem limites, e a tarifa é de 1 euro por hora, como está escrito ali. Então você paga um euro por hora e você pode ficar ali quando tempo você quiser. Só que esse já é a máquina, onde você compra um ticket para o estacionamento pago, mas aí já é assunto para uma outra postagem.

7

Fica aí essa dica, sempre que você for alugar um carro busque essa opção do disco, com isso você leva junto o estacionamento gratuito em várias cidades, na maioria das cidades da Europa você vai ter estacionamento gratuito andando com esse disco. Então tenha a certeza que na hora que você for alugar o carro que ele esteja lá, ou então providencie um como eu falei, nos lugares que eu citei.

 

 

6 Passos Definitivos para Planejar a Viagem dos seus Sonhos

Receba GRATUITAMENTE esse guia completo. Descubra os segredos de viagem mais bem guardados e transforme seus sonhos em realidade.

Você Também Vai Gostar:

00:03:33

Para Você Nunca Mais se Perder Nas Viagens

Chegar numa cidade nova pode ser algo muito complexo, mas se você estiver preparado, é como se você já tivesse visitado a cidade antes. Nesse vídeo eu falo sobre como eu me localizo em qualquer cidade no mundo, sabendo exatamente como chegar nos lugares e sem me perder pelo caminho.

Viajando de Trem por Apenas 1 Euro na França

O trem tem a fama de ser uma ótima forma de se locomover por diversas cidades e países, mas também tem a fama de ser um transporte caros e confusos. Eu discordo dessa segunda parte da fama! O trem quando usado corretamente, com as estratégias e informações certas pode ser rápido, eficiente, confortável e muito barato. Nesse vídeo eu mostro como é possível encontrar passagens por apenas 1 Euro em alguns trens na Europa.

Levando Dinheiro na Viagem

Como levar o dinheiro na viagem é uma das dúvidas que eu mais recebo. Nesse vídeo eu explico algumas coisas que podem fazer diferença para sua próxima viagem e como eu costumo levar dinheiro para minhas viagens sem correr riscos.

4 Comentários

  1. Morei 3 anos na Europa, tive carro por um ano, e não sabia desse disco. Obrigada pela informação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Apesar de conhecer várias partes do mundo, a grande paixão do Daniel Ribeiro ainda é a Europa. Ele fundou o GoEuropa com a intenção de inspirar e ajudar mais pessoas a fazerem viagens incríveis, ensinando que gastar menos pode trazer as melhores e mais autênticas experiências no velho continente.

Rede Social

138,955FãsGostar
0SeguidoresSeguir
459SeguidoresSeguir
21,755InscritosInscrever

Mais Vistos

A Incrível Arquitetura da Igreja de Pedra em Helsinki

Uma das principais atrações de Helsinki, a igreja de pedra (Temppeliaukion kirkko), atrai cerca de meio milhão de pessoas anualmente.
00:01:21

Vantagens de Usar o Transporte Público

Usar o transporte público é uma forma muito eficiente e econômica de andar por cidades grandes. É importante contar com eles, e fazer exatamente como os moradores fazem.

Lisboa Stories: Baixa Pombalina

Os melhores momentos dos vídeos que foram transmitidos pelo Instagram Stories durante minha última visita a Lisboa em Portugal.

Como Evitar Fila no Museu do Vaticano

Um dos maiores e mais importantes museus do mundo, também pode ser um dos mais demorados e complexos para entrar. Nesse vídeo eu mostro algumas maneiras para você evitar passar 2 ou 3 horas na fila.

O Castelo de Ceský Krumlov na República Tcheca

Em 1874 o tcheco Bedřich Smetana compôs "Vltava" (Moldau, em Alemão) segundo movimento da obra completa chamada "Má Vlast" (Meu País). Uma verdadeira declaração de amor à sua terra natal.