fbpx

De Gôndola Pelos Canais de Veneza

De Gôndola Pelos Canais de Veneza

O passeio de gôndola por Veneza é simples, caro e uma das grande experiências da Europa. Os gondoleiro se espalham por toda a cidade ansiosos pelo seu passeio.

E isso tudo vem lá de trás… Com a queda do império romano no séc. 5. O povo da região começou a ser atacado incansavelmente pelos povos bárbaros. Para fugir dos ataques eles resolveram fazer algo maluco: montar um cidade no meio da lagoa. E foi basicamente assim que a cidade começou. E por causa das condições do lugar, pouco barcos conseguiam navegar pelos canais. Um desses foi a gôndola, que alguns historiadores afirmam que foi criada lá no séc. 6 ou 7 (mas o primeiro documento citando a gôndola apareceu só no séc. 11). Veneza e as gôndolas evoluíram juntos, sendo um meio de transporte usado amplamente não só pelo povo, mas também para o transporte de mercadorias entre o continente e cidade.

Cada gôndola é feita de forma artesanal e especificamente balanceada para cada gondoleiro, elas não são exatamente simétricas nas laterais, um dos lados é sempre maior para compensar o peso do gondoleiro e forcola (local onde fica apoiado o remo e dizem, responsável por dezenas de movimentos diferente de manobra) que ficam só de um lado da embarcação.

Nos séculos 16 tinham mais de 10 mil gôndolas em Veneza e elas eram super decoradas, coloridas e cheias de detalhes em ouro. Até o governo acabar com a ostentação, decidindo que todas deveriam ser padronizadas e pintadas de preto.

As gôndolas são feitas nos Squeri. Alguns ainda podem ser vistos pela cidade, como o squero di San Trovaso ou o squero D.co Tramontin (que aparece nesse vídeo). E apesar de terem que ser discretas, as gôndolas ainda são personalizadas, principalmente no interior.

Alguns ainda afirmam que Veneza não seria Veneza se não fosse pelas gôndolas. Mas fato é: essa é uma embarcação única, numa cidade única. Por essas e muitas outras razões, eu vejo esse passeio como uma das grandes e mais clássicas experiências na Europa e entender esse passado ajuda muito a fazer valer essa experiência.

- Anúncio -

Os preços são tabelados, um pouco mais barato durante o dia (80 EUR) do que a noite (100 EUR), e por gôndola. Então quanto mais pessoas (no máximo 6) melhor, pois o preço por pessoa fica menor. É comum encontrar pessoas procurando outras para fechar um grupo de 6.

Suba na gôndola, escolha um bom lugar e relaxe, num passeio único pelos canais de Veneza.

6 Passos Definitivos para Planejar a Viagem dos seus Sonhos

Receba GRATUITAMENTE esse guia completo. Descubra os segredos de viagem mais bem guardados e transforme seus sonhos em realidade.

Você Também Vai Gostar:

Piazza Del Duomo em Milão

Muito conhecida como a capital da moda e das lojas de alto luxo, na verdade, Milão tem um passado muito mais empolgante. Palco de momentos importantes da história, desde a liberação do cristianismo no império Romano até os discursos e construções de enredo fascista do século XX, Milão tem muita história para contar. Acompanhe esse vídeo gravado ao vídeo na Piazza del Duomo e descubra por que essa cidade é tão incrível.

As Ruínas do Teatro Romano em Volterra na Itália

O Teatro Romano de Volterra foi construído no primeiro século e anos mais tarde deu lugar a uma terma romana. Soterrados pelo lixo produzido pela cidade nos séculos seguintes, ambos foram esquecidos. Isso fez com que essas construções, de certa forma, tenham sido preservadas de outras destruições. Na década de 1950 escavações encontram vestígios desse local. Veja esse vídeo sobre o Teatro Romano de Volterra.

Civita di Bagnoregio: A Cidade que Morre

A história de Civita di Bagnoregio vem desde os Etruscos. Durante a época medieval Bagnoregio era apenas um subúrbio de Civita. Depois de uma terremoto que fez com que grande parte dos moradores abandonassem a cidade em direção a Bagnoregio, o jogo muda e Civita começa seu processo de "morte". Apesar de todos os esforços, terremotos e erosões ainda ameaçam bastante a cidade. Veja um pouco dessa cidade única neste vídeo.

2 Comentários

  1. Meus deus que coisa linda !! Parabéns Daniel Ribeiro por esse trabalho maravilhoso, estou encantada.

  2. é um lindo passeio o de gôndola, romantico…mas para apreciar as mais belas vistas de Veneza nada como um bom passeio de Vaporetto, transporte publico, preço razoavel , por volta de 7 euros. Ele navega no Grande Canal e tambem chegas as ilhas como Murano, Burano…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Apesar de conhecer várias partes do mundo, a grande paixão do Daniel Ribeiro ainda é a Europa. Ele fundou o GoEuropa com a intenção de inspirar e ajudar mais pessoas a fazerem viagens incríveis, ensinando que gastar menos pode trazer as melhores e mais autênticas experiências no velho continente.

Rede Social

139,193FãsGostar
0SeguidoresSeguir
458SeguidoresSeguir
21,755InscritosInscrever

Mais Vistos

Nafplio, a Primeira Capital da Grécia

Nafplio (Náuplia) foi a primeira capital do Estado Grego, mas por um breve período, de 1823 até 1834. O nome vem da lenda de sua origem, que conta que quem fundou a cidade foi Nafplios, filho do deus Poseidon. Hoje a cidade tem uma energia incrível, ruas floridas e coloridas e praias sensacionais. Além de toda a beleza, Nafplio tem uma grande importância histórica para a Grécia. E pra ficar melhor: é bem fácil chegar lá, saindo de Atenas. Acompanhe este vídeo que eu mostro mais sobre a cidade.

Riga Stories

Os melhores momentos dos vídeos que foram transmitidos pelo Instagram Stories durante minha última visita a Riga na Letônia.

Perdeu a Hora do Trem?

O transporte na Europa costuma ser bem pontual, mas atrasos existem e em alguns países acaba acontecendo com mais frequência que em outros. Nesse vídeo em mostro uma situação comum, principalmente na Itália. Veja como nem sempre se atrasar para o trem é um problema.

Um Grande Mistério de Ghent na Bélgica

Além de uma cidade incrível, Ghent ainda tem seus mistérios... Uma obra das mais importantes do mundo fica lá, mas ela não está completa. Descubra nesse vídeo um pouco mais sobre Ghent e seu mistério ainda não revelado!

A Incrível Toledo na Espanha

A cidade espanhola de Toledo fica a apenas 40 minutos de trem de Madri e merece muito a vista. Ela já foi a principal cidade da Espanha e hoje ainda conserva muito do que era no passado. A cidade também tem uma das catedrais mais fantásticas de toda a Europa! Nesse vídeo gravado ao vivo eu mostro um pouco da cidade e como chegar lá numa viagem rápida de Madri.